|
Comentário do Anuário de 1975 e Despertai! de 1998 Todos os grifos, negritos e itálicos em citações de fontes que não sejam deste mesmo Site foram acrescentados pelo autor deste artigo. O que me proponho a tratar neste artigo é a maneira como a Torre de Vigia lidou com a questão do comportamento que adotou em relação a Alemanha Nazista, quando o assunto começou a se tornar público. O que você está para ver agora é um grande exemplo de uma suposta irresponsabilidade, mentira, e uma série de outros absurdos que podem ser constatados mediante a leitura do texto que se segue: Já por algum tempo se tornou disponível na Internet um material bastante comprometedor para a Torre de Vigia, relativo a sua alegada posição com relação a Hitler e ao Nazismo. Muito pode ser lido no site Observatório da Watchtower, bem como os originais do famoso "Erklärung" podem ser obtidos clicando-se nos links a seguir - [pág. 1] [pág. 2] [pág. 3] No referido site podem ser encontradas informações completas e detalhadas do assunto, de forma que não descreverei aqui o tal "Erklärung", podendo o leitor lá conferir. Com referência ao conteúdo da carta, note o que foi colocado no Anuário de 1.975 das Testemunhas de Jeová:
Algumas citações interessantes contidas nesta declaração:
E se o leitor ler todo o "Erklärung", vai notar que isto é somente uma pequena parte de fatos comprovados e documentados. Mas a questão maior é que o Anuário afirma que Mütze acusou Balzereit de haver atenuado os termos do texto original em Inglês. Mais que citar Mütze, o Anuário afirma, por risco, responsabilidade e conta própria que esta não era a primeira vez que Balzereit agira desta forma, atenuando os "fortes termos" da Torre de Vigia para evitar problemas. Esta é uma acusação gravíssima, visto se tratar de um assunto tão delicado na crença das Testemunhas de Jeová, a "Neutralidade Cristã" - [veja mais sobre a neutralidade clicando aqui]. Sustentaria a Torre de Vigia tal acusação por um longo tempo? Veja que interessante comentário foi feito na recente Despertai! de 08 de julho de 1.998:
Agora surge a questão chave: a Torre de Vigia faz duas declarações contraditórias com relação a Balzereit. Está a última declaração da Despertai! admitindo que a Torre de Vigia mentiu e difamou Balzereit no Anuário de 1.975? Será que você considera normal que um professo representante de Deus na terra aja desta forma nos tratos com outros seres humanos? Algo ainda muito grave é que a mesma Despertai! cita algumas das vergonhosas declarações apresentadas no "Erklärung" e as coloca como se não tivessem nada de errado. Para que tenha uma noção mais exata do que quero dizer, aconselho você a ler diretamente na citada Despertai! o que menciono aqui, e confirmar pessoalmente a veracidade das informações aqui apresentadas. O mais irônico nisso tudo é que sequer é necessário recorrer a literaturas, livros ou sites "mundanos" e "apóstatas" para se provar a conduta, no mínimo duvidosa, da Torre de Vigia. As suas próprias literaturas se encarregam de fazê-lo. Mas ainda tem mais a ser considerado. Já por algum tempo é do conhecimento do público em geral, especialmente depois do advento da Internet, que o congresso de 1.933 em que foi adotada a resolução conhecida como "Erklärung" iniciou-se com um cântico que tinha a melodia do Hino Nacional Alemão. Veja o que a mesma Despertai! diz a respeito do assunto:
Antes de mais nada, nunca se afirmou que o congresso se iniciou com o Hino Nacional Alemão, senão que o cântico tinha a mesma melodia. E nisso a Torre de Vigia concorda. E não há nada de mal no fato de que as Testemunhas tivessem utilizado a tal melodia antes da adoção da mesma como Hino Nacional Alemão. Mas algumas coisas impressionam neste acontecimento:
Pense no que leu, e responda-se: é possível uma organização que se comporta assim ser o "único canal de comunicação de Deus na terra"? Leitura complementar (considero a matéria de excelente qualidade): "As Testemunhas de Jeová e a Melodia do Hino Alemão" - Observatório da Watchtower |