Make your own free website on Tripod.com

Caso Bulgária

 

Home

Introdução

Doutrina

História

Sangue

Comentários

Curiosidades

Mensagens

Links

Autor

O caso Bulgária

Todos os grifos, negritos e itálicos em citações de fontes que não sejam deste mesmo Site foram acrescentados pelo autor deste artigo.

Talvez você saiba que o governo da Bulgária esteve criando problemas legais para as Testemunhas de Jeová até 1.995. Argumentava que não forneceria permissão legal para o livre funcionamento da religião no país, por ela constituir uma ameaça às autoridades e à saúde pública (em razão da proibição das transfusões de sangue). A Watchtower recorreu então à Comissão Européia de Direitos Humanos, e conseguiu um acordo para que o governo búlgaro desse livre passagem para a obra das Testemunhas.

Neste acordo, a Watctower se submeteu a fazer um compromisso público que, da forma como colocado, pode surpreender alguns que passem a ter conhecimento dos termos do mesmo - exatamente assim como aconteceu comigo. Recoloco aqui os termos do acordo entre a Watchtower e o governo da Bulgária, utilizando como intermediador a Comissão Européia de Direitos Humanos, na Aplicação n. 28626/95: (no site Observatório da Watchtower)

"... a associação aplicante (Associação Cristã Testemunhas de Jeová) declara que crianças não podem se tornar membros da associação mas apenas participar, juntamente com seus pais, nas atividades religiosas da comunidade. Com respeito a objeção contra transfusões de sangue, a associação aplicante declara que não existem sanções religiosas contra uma Testemunha de Jeová que decide aceitar transfusão de sangue, e que, portanto, o fato de que a doutrina religiosa das Testemunhas de Jeová é contra as transfusões de sangue não implica em um caso de 'saúde pública'"

Quando pela primeira vez tomei conhecimento desta declaração, isto caiu como uma bomba em minha cabeça. Afinal, tendo estado naquela ocasião por mais de 16 anos como membro publicador e 13 batizado, sempre depositei confiança cega na liderança da religião que eu tinha abraçado havia tempo. Imagino que, se é a primeira vez que lê o acima, também esteja na mesma situação. Destaco abaixo aquilo que vi de grave nesta citação, e que pessoalmente comprovei como sendo veraz após uma pesquisa na fonte de origem (CEDH):

bulletA Watchtower afirma que crianças não podem ser tornar membros da associação, isto é, da religião. No entanto, caso você seja Testemunha de Jeová, provavelmente já testemunhou pessoalmente vários casos em que crianças de 13, 12, 11 ou mesmo 10 anos se batizam e se tornam membros ativos da religião. Acha portanto honesta a declaração feita pela Watchtower? Dificilmente este compromisso poderia ser classificado como honesto, no pleno sentido da palavra. Na realidade, esta declaração pode ser caracterizada como qualquer coisa, exceto como uma declaração de fatos e intenções verdadeiras.
bulletA Watchtower afirma que não existem sanções contra aquele que aceita uma transfusão de sangue; esta declaração foi feita em 1.995, quando então os casos de transfusão eram punidos com a desassociação. E o que é a desassociação, senão uma sanção imposta pela "Organização"? Agora, conforme pode ser visto neste mesmo site, a Watchtower considera "dissociado" o transfundido impenitente. Naturalmente, tanto quanto acontece com um desassociado, as Testemunhas terão que evitar contato com o dissociado, até mesmo ao ponto de não o cumprimentar - exatamente, o mesmo tratamento dispensado aos desassociados. O que é isso senão uma sanção imposta aos que recebem a transfusão? E mesmo que o indivíduo mostre arrependimento, terá todos os privilégios que possua na congregação cassados. Não mais poderá dar comentários na reunião pública, não mais poderá participar na Escola do Ministério Teocrático, e se for um Pioneiro, Servo Ministerial ou Ancião perderá seu cargo. O que são todas estas coisas, senão "sanções" impostas aos que aceitam transfusões?

A reação natural de uma Testemunha de Jeová é rechaçar a matéria aqui exposta como sendo mentirosa ou uma deturpação dos fatos. No entanto, caso seja esta a situação, seria sábio utilizar os dados referentes a declaração acima e verificar (para comprovar) que não existe nada de exagerado, mentiroso ou fora de contexto no que aqui é exposto. Assim, através de uma verificação, ficará definitivamente claro que tem a tendência de utilizar argumentos pouco honestos em suas declarações.

Para que você conheça o assunto mais a fundo, visite estes links:

Observatório da Watchtower - http://www.geocities.com/osarsif/bulgaria1.htm