Home
Introdução
Doutrina
História
Sangue
Comentários
Curiosidades
Mensagens
Links
Autor
| |
Mural de Mensagens (direto para a última
atualização, clique AQUI)
MENSAGEM 01: Prezado Elder SPOV,
Li o capítulo: "Quem Sou". Vejo que afirma que ser ancião designado
"pelo espírito", fazendo o que faz, significa para si que a organização em
que está não é guiada pelo espirito. Também entendi que o amor á sua esposa e
família é maior que o amor à organização.
Então pelo amor á sua esposa, porque não mantém lealdade á organização. No caso
de Judas, ele vinha enganando os 12 por algum tempo. Mas só saiu da organização na
noite da páscoa na hora certa haverá actuação. No caso de David (servo de Deus), ele
fez sexo com a esposa de Urias e isso manteve-se até até descobrir-se que estava
grávida (alguns meses). David não deixou de ser o Rei ungido de Jeová. Após censura de
Natan, arrependeu-se.
Arrependa-se você também. Elder. Você está a tempo de dar meia volta. Apague esta
página depressa e vá pescar/viajar com sua esposa e família. Os relatos recentes de
milhares de aparições de Fátima e de Jesus são sinónimo que Satanás está cada vez
mais activo. Diz-se que ele está planeamento uma falsa aparição de Jesus e fará muitos
sinais (até simulará a ressureição).
Nota: Elder, eu trabalho numa das mais avançadas empresas de tecnologia do mundo. E
sei como se investiga. Se a STVT no Brasil investigar, pode investigar qual o telefone de
origem em que o site MEMBERS.TRIPOD.COM é actualizado com o FTP para o sub-alojamento
/elderspov. Hoje nada é confidencial, muito menos para o Espírito Santo. Boa
saúde para ti.
COMENTÁRIO:
É fácil tirar algumas conclusões a respeito do prezado internauta lusitano que nos
escreveu esta ameaçadora mensagem. Vejamos algumas: provavelmente Testemunha de
Jeová ativa, embora o seu conhecimento a respeito da religão e de suas
doutrinas seja do tamanho de uma azeitona anã; pensa ter um grande poder de persuasão,
provavelmente fruto de suas primeiras participações na Escola do Ministério Teocrático
- mas fique sabendo que um pouco mais de tempo na Escola podem te tornar muito melhor
nisso; não dá muito crédito às instruções da Sociedade Torre de Vigia,
pois se o fizesse, não estaria visitando um site "apóstata".
Um motivo pelo qual fiquei surpreso é o fato de que, claramente, uma TJ ATIVA tenha
visitado este site e deixado umas palavras ameaçadoras. Também trabalho com tecnologia
de informática e sei como chegar à pessoa que me escreveu. Para falar a
verdade, já tenho o IP, e no caso de qualquer ação ser tomada, sei
muito bem que uso fazer deste dado! Portanto, sem ameaças.
Mais que isso, só existem duas maneiras de chegar até minha pessoa: primeiro, provar
ao Tripod que eu estaria violando direitos autorais ou de alguma forma agindo contra a
lei, e somente assim, eles forneceriam dados a respeito de minha conexão. Mas isto não
é possível, uma vez que nada do que exponho aqui está encaixado na situação suposta.
Segundo, uma ação hacker - que o ilustre visitante nos dá a impressão de ser sua
especialidade. Neste caso, nem preciso dizer que qualquer atitude contra a minha pessoa se
reverteria em danos materiais e morais seríssimos ao suposto hacker bem como a qualquer
entidade ou pessoa que utilize informações desta maneira adquiridas! Durante este fim de
semana (18-19.11.00) APARENTEMENTE houve alguma atividade suspeita envolvendo o
formulário de envio de mensagens (tenho o LOG e IP). Torça para que nada errado
aconteça, pois neste caso, sabe quem seria o primeiro suspeito?
Mais uma coisa: por saber MUITO BEM como funciona a rede, não atualizo meu site nem de
casa nem de qualquer lugar onde possa ser localizado. O site é muito pequeno, de forma
que um internet café (nunca duas vezes no mesmo...) resolve tudo!
Mais uma coisa para finalizar: se pensa que pode me ajudar, estude um pouco mais o
Manual da Escola do Ministério Teocrático, sob o estudo "Argumento
Convincente". Provavelmente sua próxima mensagem tenha um conteúdo mais
aproveitável.
|
MENSAGEM 02: Comentário
à Testemunha de Jeová da Mensagem 01:
Os seus parágrafos 1 e 2 são uma falácia de falsa analogia. A comparação com o
caso de Judas só seria válida se Judas tivesse sido designado apóstolo *DEPOIS* de já
estar roubando por algum tempo. A comparação com o caso de Davi só seria válida se
Davi tivesse sido ungido como rei *DEPOIS* de ter cometido adultério com a esposa de
Urias. Não foi isso que aconteceu nem num caso nem no outro. Portanto a sua analogia não
é válida.
Você diz que o autor desta página se deve arrepender. Se deseja isso, deve refutar as
informações aqui apresentadas, em vez de estar fazendo analogias falaciosas com os casos
de Judas e Davi. A sua frase:
"Os relatos recentes de milhares de aparições de Fátima e de Jesus são
sinónimo que Satanás está cada vez mais activo"
é completamente patética e irrelevante para o assunto em discussão. Sabe o que mais?
Os relatos recentes de milhares de aparições de Satanás são sinônimo de que Fátima e
Jesus estão cada vez mais ativos! :-)
Como você não consegue refutar nada do que é dito neste site, tenta amedrontar o
autor com histórias da carochinha, supostas aparições de Fátima e de Jesus,
ressurreições e outras parvoíces que tais. A sua frase:
"Diz-se que ele está planeamento [sic] uma falsa aparição de Jesus e fará
muitos sinais (até simulará a ressureição) [sic]"
É completamente patética e revela a pobreza da sua argumentação.
No parágrafo final, você diz:
"Hoje nada é confidencial, muito menos para o Espírito Santo"
Em primeiro lugar, acho curioso que você tenha capitalizado ""Espírito
Santo"". Se reparar bem, nas publicações da Sociedade Torre de Vigia aparece
sempre "espírito santo" (com minúsculas). Em segundo lugar, o que é
questionado neste site é precisamente o fato de a Sociedade Torre de Vigia não ser
dirigida por qualquer "espírito santo". E você não disse absolutamente nada
que refute as informações aqui apresentadas. A sua argumentação é completamente
infantil e patética.
João Rodrigues
http://www.geocities.com/osarsif/
http://www.geocities.com/osarsif/index2.htm |
MENSAGEM 03: (nota: a mensagem foi
aqui colocada sem NENHUMA ALTERAÇÃO em seu conteúdo; todo o texto foi criado e digitado
pelo ilustre visitante de nosso Site)
Tentei lê alguma informação Sr. Dom Luca Nunca vi tanta besteira numa só tuia,
pensei que vocês estavam preocupado em ensinar a verdade, mas, na verdade estão agindo
iguais aos ipocritas nos dias de Jesus atacando o proprio, por que voces inimigos de Deus
não procuram edificar e tentar ensinar a verdade. para mim foi um tempo predido entrar no
seu saite dá para sentir o odio que você que deve ser um desassociado por um grave erro
voltou ao lamaçal de onde veio deve estar fedendo com o seu odio igual a um Judas
Isacariotes.
COMENTÁRIO:
Eu sinceramente gostaria de entender por que todas as Testemunhas de Jeová imaginam
que aqueles que não se submetem aos mandados da Sociedade Torre de Vigia de forma servil,
são, segundo sua criativa mente, uns degenerados, expulsos e infelizes. Não sou
desassociado, não cometi um pecado grave contra DEUS e não voltei ao lamaçal, mesmo
porque no sentido que o prezado leitor coloca o assunto, nunca estive nesta condição.
Deixem as Testemunhas de serem prepotentes e irracionalmente agressivas e ARGUMENTEM
contra o conteúdo de meu Site. Ao invés de dizer que sou um porco, PROVE que todas as
sentenças DOCUMENTADAS aqui expostas são FALSAS, que eu retiro do ar o referido
conteúdo. Afinal, Jesus chamava os fariseus de serpentes e hipócritas e PROVAVA
o porque de suas declarações. Se querem fazer o mesmo, sigam o modelo de Jesus.
Quem acusava sem provas nem raciocínio lógico eram os FARISEUS e líderes INIMIGOS do
Cristo. Conseguem entender o que quero dizer?
Ademais, estando eu em parte já livre das cargas da Sociedade, tenho certeza de que
sou muito mais feliz agora do que antes, quando era um fiel adorador da Sociedade Torre de
Vigia! E minhas atitudes ainda procuram refletir os mandados de CRISTO! Por que lhes
parece tão impossível que alguém que não seja marionete da Sociedade Torre de Vigia
seja feliz? Já pararam para analisar sua própria vida e ver o quanto vocês são
infelizes carregando todo este jugo imposto por um time mal formado de alguns
octagenários do primeiro mundo?
Mais um detalhe: o leitor citou Judas Iscariotes, que traiu a Jesus Cristo, o filho de
Deus, comprovadamente ungido com espírito santo. Eu não me lembro de este filho haver
feito falsas profecias, proferido mentiras, cobrir erros, inventar regrinhas que
atrapalham a vida de pessoas sinceras, utilizar símbolos maçônicos e egípcios,
condenar a real medicina e promover o charlatanismo médico. Mas as Testemunhas,
como organização, fizeram e fazem exatamente tudo isto, além do fato de não
serem comprovadamente aprovadas por Deus. Sou um dissidente, não um traidor. E mesmo que
o fosse, não estaria traindo um representante de Deus ou Cristo na terra, com certeza! |
MENSAGEM 04: (nota: a mensagem foi
aqui colocada sem NENHUMA ALTERAÇÃO em seu conteúdo; todo o texto foi criado e digitado
pelo ilustre visitante de nosso Site)
oh! anonimo isto prova que você não tem corage de enfretar a verdade, fica se
escondendo por traz de um pseodonio, não acho nada de de tão importante pelo que você
está fazendo, você parece mais Judas quando traiu a Jesus falta só você jogar as
trintas moedas, porque você não passa de um farsante assim como o discipulos Judas
escreveu em sua carta ""é um rochedo escondido sobre as aguas"" mas
gostaria de saber uma coisa na sua opinião qual seria a rekigião que faz a vontade de
Deus? os que ensinam a trindade, inferno de fogo ou são aquelas que estão envolvida até
o pescoço na politicam ou onde os seus lideres estão envolvido na imoralidades sexuais
alguns até assumindo uma posição homossexual, será que você não se sentiria bem
está lá?
Bem! assim como você não tem compostura para se identificar comparo você a satanas
tenta ser uma anjo de luz enganando muitas pessoas reservo o meu direito de não me
identificar mas vou procura descobri a sua farsa, isto é se é verdade o que você conta
pois se não for assim mesmo vou desmascarar você na internete me aguarde!
COMENTÁRIO:
Quase não tenho o que dizer a respeito do assunto. O que você, fiel seguidor do Corpo
Governante, está fazendo num site "Apóstata"? E essa coisa de me comparar a
Judas é mais que manjada. Se quiser ver minha resposta a este argumento, leia o
comentário feito a mensagem anterior, que a julgar pelo argumento e forma de expressão,
parecem ser da mesma pessoa. Além do mais, não promovo nenhuma religião ou
denominação aqui, somente mostro os fatos que a Watchtower esconde. Se não lhe agrada,
os conteste com argumentos válidos.
Mais que isso, estou ficando um pouquinho descontente com as sucessivas ameaças que
venho recebendo de algumas TJ's enfurecidas. É costume das Testemunhas de Jeová tentar
intimidar as pessoas? Parece que sim... E se eu realmente tivesse receio, imagina que
haveria publicado esta página na Internet? Finalmente, fique sabendo que eu estou muito
mais próximo de saber quem você é do que você está perto de descobrir minha
identidade, senhor IP 166.72.25.57 - portanto, mais cuidado com suas
palavras! |
MENSAGEM 05:
Eu gostaria de agradecer às pessoas que escreveram as mensagens números 01, 03 e 04
por nos terem mostrado de forma tão realista a atitude da organização das Testemunhas
de Jeová para com os ex-membros.
Se nós contássemos a alguém o modo como a organização das Testemunhas de Jeová trata
ex-membros, as pessoas poderiam achar inacreditável. Mas graças à vossa participação
neste guest book, agora o público em geral pode ver com os seus próprios olhos, sem
precisar que alguém conte.
Com apologistas como vocês, a Sociedade Torre de Vigia não precisa de críticos e eu
acho que vou tirar umas férias :-)
João Rodrigues
http://www.geocities.com/osarsif/ |
MENSAGEM 06:
Gostaria de tecer um comentário sobre a questão da imortalidade da alma. É inegável
que em muitas passagens a palavra alma se refere ao ser vivente, à pessoa com vida. É
assim quando se diz que Adão veio a ser (ou tornou-se) uma alma vivente, é assim quando
se diz que sessenta e seis almas procederam da parte superior da coxa de Jacó (Gen
46:26), etc. Entretanto, relatos como 1Reis 17: 8-24 e Gênesis 35:18 sem dúvida usam a
palavra alma com um significado diferente. As Testemunhas de Jeová dizem que aí alma
significa vida. Isso é possível, pois é comum uma mesma palavra ter significados
diferentes conforme o contexto. Nenhuma regra diz que a palavra hebraica néfesh deve
significar sempre a mesma coisa.
O assunto, todavia, não se esgota aí. As Testemunhas de Jeová supõem que alma, nas
passagens acima, significa vida, mas não se tem plena certeza disso. Ademais, passagens
como o relato da transfiguração, em que Jesus de fato conversa com Moisés e Elias, e a
parábola do rico e Lázaro levam a um entendimento diferente. Mesmo considerando-se que a
história do rico e Lázaro seja só uma ilustração, algo que não ocorreu realmente,
será que Jesus usaria uma doutrina falsa para fazer uma ilustração? Acho muito
difícil. Não tenho ainda uma opinião definida sobre o assunto, mas creio que um exame
sincero da Bíblia pode levar à verdade
COMENTÁRIO:
Gostaria de agradeçer o visitante pela sua mensagem. Tocou em um assunto que considero
muito complicado, especialmente pelo fato de que tudo o que podemos fazer são
especulações baseadas em interpretações bíblicas. Parabéns pela forma ponderada que
fez suas colocações, e tenha a certeza de que isto me instigou a pesquisar muito mais
sobre o assunto, e certamente irei disponibilizar o resultado desta procura neste Site
dentro em breve. Assim como todas as outras, sua mensagem nos é de muita ajuda. |
MENSAGEM 07:
Olá, Elder. Eu sou o 'ponderado visitante' que fez aquele comentário sobre a alma.
Aliás, agradeço pelos elogios sinceros. Trago uma pergunta que a outros talvez pareça
absurda, mas que sempre me intrigou. Se vamos viver para sempre confinados nesta terra
como seres de carne e osso, o que acontecerá com a humanidade no paraíso quando o sol
explodir e depois deixar de existir para sempre? Não há dúvidas de que daqui a alguns
bilhões de anos isso vai ocorrer. Será que o Corpo Governante sabe a resposta? Será que
daqui a alguns bilhões de anos, quando isso começar a ocorrer, virá uma 'nova luz' de
Brooklyn, publicada em A Sentinela de 15/12/5000.000.000? Será que não devemos fazer
especulações nem ser presunçosos, mas aguardar pacientemente até que Deus, no seu
tempo devido, esclareça se vamos ser incinerados por uma gigante vermelha ou não? Será
que, quando isso ocorrer, Jeová usará um método 'altamente científico que talvez
inclua a antimatéria' (como se disse que ele vai fazer para limpar a terra dos bilhões
de cadáveres após o armagedom), talvez nos transportando para outro sistema solar? Não
encontrei resposta a essa pergunta nem nas publicações da sociedade, nem nos sites
'apóstatas' da internet. Socorro, não quero virar churrasquinho.
COMENTÁRIO:
Assim como não encontrou a resposta para sua pergunta até agora, imagino que não a
possa encontrar tão facilmente. A Bíblia não especula sobre o assunto, nem o tal
paraíso na terra é uma verdade inquestionavelmente estabelecida. Mas pode-se estudar a
fundo o assunto e chegar-se a uma conclusão lógica, embora acredito não definitiva. De
qualquer forma, você está me dando trabalho, tchê! Este é mais um projeto de estudo ao
qual me sinto no dever de trabalhar a partir de agora, além da pesquisa mais profunda
sobre a alma e minhas traduções. Obrigado pela valiosa contribuição de caráter
indagador! |
MENSAGEM 08:
Acho que as Testemunhas de Jeová têm 'direito' ou pssibilidade de errar porque
escreveram grande quantidade de literatura. Há quem não errou, mas não escreveu nada.
Lembro-me de quando eu era estudante. Uns erravam a lição de casa porque tentavam
fazê-la. Outros não erravam porque não tentavam fazê-la. Qual tinha mais mérito?
... Geralmente na história os regulamentos militares também previam torturas aos
desertores. Por que vocês não comentam isto? Vocês querem que o desertor das
Testemunhas de Jeová continue tendo o mesmo conceito que uma TJ ativa? Parece-me injusto
à TJ ativa? Se alguém pratica adultério e continua tendo o mesmo conceito que aquele
que não praticou, é injustiça ao que não praticou. Não acham?
COMENTÁRIO:
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar nosso leitor, uma vez que este é o primeiro
caso onde uma Testemunha de Jeová (ou simplesmente simpatizante) nos escreve uma mensagem
provida de senso racional. O leitor procurou argumentar, ao invés de simplesmente atacar
de maneira irracional. Isto é muito raro entre as Testemunhas de Jeová, quando o assunto
se refere às suas próprias crenças. Congratulações pela sua forma realmente
cristã de agir. Mas saiba que no caso deste Site, não é assim que as
literaturas das Testemunhas ensinam a agir.
Gostaria de fazer duas colocações: primeiro, todos têm o
direito de errar quando tentam fazer algo, segundo seus próprios méritos. No entanto, as
Testemunhas alegam que são orientadas pelo espírito santo e por Jeová Deus;
assim sendo, quando erram, estão jogando seu erro nas costas destas duas entidades
celestiais. Mais que isto, se dissessem que suas doutrinas são suposição de homens,
seus erros não poderiam ser cobrados, mas no entanto não teriam o mesmo poder de
persuasão que têm atribuindo suas especulações a revelações divinas. Portanto,
poderiam e seria justificável as Testemunhas errarem pelo método de tentativa, assim
como o fazem, se não atribuíssem seus ensinos às revelações de Deus e do espírito
santo.
Segundo, regulamentos militares punem de maneira cruel os
dissidentes. Mas não é isto que o Cristo trouxe como ensino quando esteve na terra.
Antes, o segundo mandamento é exatamente o amor ao próximo (como a si
mesmo!!), e a punição extrema, injustificada ou biblicamente não baseada ferem a lei do
amor. Acha que o comportamento militar (como citado pelo leitor) adotado pelas Testemunhas
de Jeová cumpre a lei do amor? Veio o Cristo instituir uma disciplina marcial para seus
seguidores? Não! Reduzir ou cortar o contato religioso seria razoável,
e porque não dizer amoroso para com os de dentro. Mas a política de desassociação
adotada pelas Testemunhas vai contra todos os princípios cristãos, até mesmo contra
aquele famoso de "amar aos inimigos"! |
MENSAGEM 09:
Estudei à algum tempo atrás com as testemunhas de Jeová. Quase me envolví a fundo,
sou uma pessoa que tenhouma fé muito grande e pedia para Deus me mostrar o caminho certo
e realmente na bíblia ele me mostrou,tudo o que eu gostaria de entender, parece que Deus
realmente me mostrava, hoje eu aprendí, que as pessoas de qualquer religião fazem uma
imagem totalmente errada de Deus, hoje estou mais aberta para amar à Deus de todo
coração,alma,mente etc. Hoje eu tenho uma mente limpa para amar relmente à Deus, acho
que se você quer realmente conhecer a Deus e ama-lo, você tem que se limpar das asneiras
que certas religiões lhe ensinam, pocha onde será que essas religiões colocam o nosso
livre arbítrio
Deus não manipula as pessoas.
COMENTÁRIO:
Você sintetizou e aprendeu aquilo que alguns passam décadas analisando para chegarem
a lugar nenhum. Continuam escravos de ensinos religiosos pesantes e dogmáticos. Continue
assim, não se deixe dominar pelos ensinos impositores das igrejas de hoje. Siga os
ensinos de Cristo, não os de homens! |
MENSAGEM 10:
"Não foi comentada a segunda parte da mensagem 08, aquela que se refere à
questão de justiça em tratar alguém que menospreza as testemunhas com o o mesmo apreço
do que alguém que se mantém do lado das TJ.
Eu tenho uma só esposa e, a Igreja Católica, por assim dizer, não me dá valor. Um
conhecido meu é promíscuo e tem alto conceito naquela Igreja. Isto me deu raiva dos
padres.
Se eu fosse TJ ativa e, algum ridicularizador fosse mais bem aceito do que eu,
provavelmente eu não gostaria do fato.
Acho que esta lógica vale para outras facetas da vida. Eu ficaria agradecido se vocês
dessem um pequeno comentário sobre isto."
"Não foi comentada a parte final da mensagem 08. Acho que quando alguém sorri
para outra pessoa está sendo naquele instante cúmplice com ela naquele comportamento a
que se referem. Se alguém pratica adultério e continua recebendo sorrisos, há um
desestímulo àqueles que se contêm de praticar adultério. Foi o exemplo que me veio
agora. Se alguém nos contar que praticou assassinato e nós o bajularmos neste momento,
estaremos como que dando aval a isto e, indiretamente, chamando de bobo aqueles que não o
fazem. O que acham? Agradeço se comentarem isto. Estou soltando este assunto para o
debate."
COMENTÁRIO:
Caro visitante,
Gostaria de agradecer seu retorno à este Site, e desculpe minha demora em responder,
mas eu estava de férias e longe do mundo digital. Afinal, até mesmo eu, sendo amante da
tecnologia, preciso respirar ares de "normalidade" de vez em quando...
Na realidade sua questão havia sido já respondida "nas entrelinhas" no
comentário que efetuei em resposta à questão 08, quando citei que "Reduzir ou
cortar o contato religioso seria razoável, e porque não dizer amoroso
para com os de dentro...". Mas você poderá encontrar matéria realmente
esclarecedora CLICANDO
AQUI, e entrando no TESTEMUNHA
Web Site. Depois, se quiser, sinta-se a vontade para nos enviar novamente
seus comentários. Posso garantir que o link te conduzirá à leitura de um artigo de altíssimo
nível, relacionado com o assunto. Depois, se ainda não o fez, aproveite para
conhecer o inteiro Site TESTEMUNHA - tenho certeza de que vai gostar. |
MENSAGEM 11:
À medida que o tempo passa teoricamente vão, de forma gradual, se reduzindo os
chamados ungidos. OK! E ... se quando os ungidos terminarem o Armagedom não vier? Façam
uma análise sobre isto.
COMENTÁRIO:
E você acha que vão acabar os "ungidos" na terra? Mesmo daqui a 200 anos,
haverá uns 2.000 ou 3.000 alegados ungidos espalhados por aí, "sempre em número
decrescente"! E mesmo que decidam abolir novas "unções" e os
"ungidos" desapareçam, viria uma "nova luz" que colocaria os
comandantes do QG do Brooklyn, mesmo sendo da "grande multidão", como o novo
"Escravo Fiel e Discreto". Assim tudo estaria resolvido. Fácil, não é? |
MENSAGEM 12:
Caro Elder,
Dei uma rápida passada pelo site, ainda não tive tempo de examinar seu conteúdo. Mas
temos muitas coisas em comum, como o fato de sermos anciãos (na realidade, não sou mais,
pois à uma "denúncia", vieram buscar o meu KS, embora ainda seja TJ.) Ainda,
como vc por força das circusntâncias, estou na "organização", embora por
motivos diferentes. Estou apenas escrevendo para estabelecer um primeiro contato e dizer
que apreciei a sua iniciativa. Se quiser, posso enviar um resumo da minha história, para
vc comparar as semelhanças e as divergências...
Abraços, Lob@o
COMENTÁRIO:
Caro Lob@o - vc é aquele cantor?? ;-),
Gostei de receber sua mensagem. Como sabe, meu e-mail está disponível, bem como a
caixa de mensagens que possibilita manter-se totalmente anônimo. Neste caso, terei que
usar este quadro de mensagens para me expressar, uma vez que não possuo seu e-mail. Mas,
OK - isto também funciona. Qualquer curiosidade, dúvida ou sugestão, sinta-se a vontade
para me escrever que eu terei enorme prazer em responder. Também, gostaria sim de receber
o resumo de sua história - certamente é mais que interessante. Se quiser pode enviar
para elderspov@hotmail.com como arquivo
atachado ou digitar o texto na caixa de mensagem, na página principal. |
MENSAGEM 13:
Há pouco tempo enviei uma correspondência à sede da Sociedade Torre de Vigia, das
Testemunhas de Jeová, em Tatuí, Estado de São Paulo, Brasil. Recebi a resposta da
questão. A resposta vinha em papel timbrado com logotipo e a sigla ATCJ, de Associção
das Testemunhas Cristãs de Jeová.
Esta Associação é outra pessoa jurídica paralela à Sociedade Torre de Vigia? Será
que tem outro registro nos órgãos do Governo? Tem outro CNPJ? Tem algo a ver com
impostos? Na contracapa dos livros e das revistas aparece a expressão Sociedade Torre de
Vigia de Bíblias e Tratados como entidade representativa das TJ.
Comentem isto. Eu agradeço antecipadamente.
COMENTÁRIO:
Caro visitante,
Infelizmente, no momento, não tenho como responder à sua pergunta. Estou pesquisando
o assunto e assim que tiver uma resposta de todo precisa, a publicarei e anunciarei na
página principal, de forma que você e outros possam estar atualizados em relação a
estes assuntos. |
MENSAGEM 14:
Uma correçãozinha gramatical! Na resposta à mensagem 11 aparece a frase "...
haverão uns 2000 ou 3000...". O verbo haver no sentido de existir é impessoal e,
por isto, sempre deve aparecer no singular, assim: "...haverá uns 2000 ou
3000...".
COMENTÁRIO:
Muito obrigado por sua ajuda. Com certeza existem muitos outros "gatos" neste
site, por três razões: (1) português é e sempre foi a matéria que me trouxe os
maiores dissabores na escola; (2) meu tempo é escasso, e quase não consigo corrigir
aquilo que escrevo e (3) sou distraído ao máximo, vivo no mundo da lua. Assim, estou
sinceramente agradecido por sua colaboração!
Gostaria de agradecer seu retorno à este Site, e desculpe minha demora em responder,
mas eu estava de férias e longe do mundo |
MENSAGEM 15:
Hoje, dia 02-02-2001, aqui em Porto Alegre, RS, ocorrem a festa e procissão em
homenagem à santa denominada Iemanjá pelos umbandistas e Nossa Senhora dos Navegantes
pelos católicos. Na televisão apareceu uma mulher dizendo que se tornou devota desta
santa após dela ter recebido. Isto me deixou pensativo. Outra pessoa, amiga minha,
tornou-se devota do aqui chamado Padre Reus (uma versão do nordestino Padre Cícero)
após dele ter recebido uma cura e, posteriormente, começou a acender velas ao Padre. Uma
outra pessoa tornou-se adepta da Igreja Universal do Reino de Deus através da bênção
de cura de uma doença aparentemente incurável. Outro amigo meu aderiu à Igreja
Assembléia de Deus em conseqüência de uma bênção de cura. Todos eles têm duas
características: 1)Basta uma única cura para eles se converterem. Obterão eles mais
curas indefinidamente? Não, pois ficariam imortais teoricamente. 2)Parece-me um
comportamento mercenário: só vão até o Cristo para dele tirar benefício.
Aí, lembro-me das Testemunhas de Jeová. Obedecem à ordem de Cristo de "negar-se
a si mesmo". Isto é abnegação, altruísmo. É um mérito. O que acham vocês?
COMENTÁRIO:
Sim, sem dúvida "negar-se a si mesmo" é um mérito. Especialmente no caso
das Testemunhas de Jeová, quando a firmeza e lealdade à fé é mantida por uma esperança
de recompensa, ainda que futura; é mérito "negar-se a si mesmo" em
troca de uma ressurreição, sabendo-se que todos irão morrer; é mérito
"negar-se a si mesmo" porque trocou o inferno pelo paraíso;
porque se não o fizer, as aves irão comer seu cadáver, juntamente com os dos
seus filhos; é mérito "negar-se a si mesmo" e ser leal à
"Organização" por que se deixar de ser uma Testemunha de Jeová os
anteriores "amigos" sequer poderão cumprimentá-lo.
Realmente as Testemunhas de Jeová têm um grande mérito, mas não como organização.
Têm um grande mérito como pessoas, que trabalham arduamente em prol de um centro de
comando que nem sempre conta os fatos em sua inteireza no que diz respeito a sua própria
história.
E mais: corte a esperança do paraíso, da ressurreição, da vida eterna e veja
quantos continuariam capazes de "negar-se a si mesmo". Haveriam alguns, assim
como há em quase todas as religiões. Afinal, o que move pessoas a estarem na Igreja
Batista, Metodista, Adventista, Budistas e outras religiões que não oferecem milagres ou
vantagens? Estão todas elas na mesma classe das Testemunhas de Jeová, no sentido de não
atraírem adeptos pela promessa de uma cura ou coisa parecida. Assim, todas elas
têm seu mérito! E todas elas atraem adeptos com a promessa, não de curar o
indivíduo de câncer, mas de dar vida eterna para ele. Quer negócio melhor que este,
para quem está entrando em uma religião? |
MENSAGEM 16:
Olá
Elder, gostei do seu site, é bastante consolador saber que não sou a única perdida e
cega deste mundo!
Não sou TJ,apesar das constantes "investidas" da família. Éramos todos
cátólicos, não frequentadores, mas católicos. Um dia alguem começou a frequentar os
TJs, e levou toda família, e agora sobramos,eu,marido e filhos, que não nos curvamos a
"verdade"... A pergunta é: até quando eles tentarão nos convencer, e se
existe a possibilidade de uma vida em comum (éramos muito unidos), onde haja respeito qto
a nossa opção.
Nós os amamos muito,e ficamos profundamente sentidos de não podermos comemorar juntos
as datas festivas, de sermos colocados em um plano inferior aos irmãos do salão, dos
nossos filhos não poderem sair juntos,e tudo que vc já sabe... Como explicar a eles,que
Deus é muito maior que essas normas absurdas que eles impõe? Como dizer que o nosso amor
por eles é imensamente maior do que desses "irmãos"? Eu acho harmoniosa a
forma deles conviverem, parecem tão felizes, tão arrumados e limpinhos! Mas minha
inteligência não me permite acreditar no que eles pregam.
Houve algo de bom nisso tudo: com as perguntas feitas por eles a respeito de minha
religião, pude dar início a um estudo profundo sobre várias religiões (Cristãs), e
sobre a história da Igreja Católica em sí, além do que agora eu leio a Bíblia com
muito mais amor e interesse. Hoje,eu penso em religião como um grupo de apoio, um lugar
onde encontramos pessoas com o mesmo objetivo de amar e servir a Deus, com costumes e
tradições diferentes, mas sempre buscando evoluir espiritualmente crescer no amor e na
fé e dar de sí para agradar aquele que nos ama tanto... É isso,ajude-me a conquistar
nossa família,nós precisamos deles,o que eu faço?????
um abraço, XXX
COMENTÁRIO:
Os termos "PERDIDO" e "CEGO" podem ser aplicados as pessoas que
têm problemas existenciais sérios, mas de forma alguma se aplicam a pessoas como você e
eu, que questionamos ensinos humanos tidos como sagrados intocáveis, perfeitos. Assim,
definitivamente não te considero nem me considero perdido ou cego, assim como você
mostrou em sua mensagem. Parabéns por sua atitude firme em rejeitar algo que não lhe
agrada, apesar de supor que sofra bastante pressão no sentido de aceitar a doutrina
opressiva da Sociedade Torre de Vigia.
Tentarei responder às suas perguntas, por sinal comuns a todos aqueles cujos parentes
se tornam Testemunhas de Jeová:
| Seus parentes convertidos as Testemunhas deJeová tentarão te conhecer por todo o tempo
que eles pertencerem a esta religião. Nunca desistirão, a não ser que algo abale
fortemente sua confiança no chamado "Escravo Fiel e Discreto"; |
| Quanto a vida social comum, as Testemunhas são ensinadas a cortar contato íntimo e
relacionamento com quaisquer pessoas que não pertençam a sua religião - incluindo
parentes, por mais íntimo que seja. Portanto, a não ser que seus parentes tenham a mente
extremamente aberta, provavelmente jamais as coisas voltem a ser como antes. Vale notar
que as Testemunhas cortam o contato íntimo mas continuam a ser extremamente bem educadas,
para mostrar que são possuidoras do genuíno "amor cristão"; |
| Quanto a mostrar a eles a falta de lógica do afastamento causado pela religião, é uma
tarefa dificílima. Jamais tente lhes mostrar explicitamente o que tem descoberto na
Internet - aliás, nem mencione "Internet" para uma TJ, pois são
"vacinados" contra isto. Se quiser colocar alguma dúvida na cabeça deles,
estude bem algum ponto que você viu na Internet e lance perguntas capciosas sobre tal
tema, como se estivesse interessada na religião. Talvez, na dificuldade de se responderem
perguntas difíceis, a mente deles se abra. Clique
aqui para ver uma lista interessante composta de 10 perguntas que fazem
qualquer Testemunha de Jeová repensar sua posição. |
| Quanto a aparência de união entre as TJ's, isto é uma coisa relativa. Atualmente
freqüento (raramente) reuniões numa congregação onde não podem estar mais que duas
pessoas conversando, que sai faísca para todos os lados. Assim, existem congregações
onde impera a tolerância, e em outras impera a fofoca e as discussões banais. A
afirmação que as Testemunhas fazem de que existe entre elas o "verdadeiro"
amor não é de todo verdadeira; antes, o comportamento que se vê entre as TJ's é o
mesmo que se observa em qualquer outro grupo protestante. |
Bem, espero ter fornecido alguma informação útil. Obrigado pela mensagem, e um
abraço.
Don Lucca |
MENSAGEM 17:
Você é um apostata babaca!!!!! Estude mais e aprenda alguma coisa!!!!
COMENTÁRIO:
Existe algo que possa ser acrescentado? A mensagem conta por si mesma o tipo de
educação religiosa que nosso prezado leitor recebe. |
MENSAGEM 18:
Qual o significado da palavra "Elder"?
COMENTÁRIO:
Esta palavra significa "ancião", em inglês. Ex-Elder, analogamente
significa ex-ancião; tomei a decisão de entregar o cargo - por livre e espontânea
vontade, depois de tomar conhecimento de fatos que são em partes expostos neste pequeno
site. |
MENSAGEM 19:
Gostaria de saber sobre o NOME DE DEUS, que consta neste site.Você copiou essa
matéria de algum outro site, ou essa matéria é pesquisa sua? E se realmente você crê
que o nome dele é esse. Eu não participo de nenhuma igreja. Somente leio a Bíblia e por
isso também sei que Ele tem um nome e é isso que me interessa , - a verdade - o
verdadeiro nome e não o nome que a igreja colocou, pois também sei o que aconteceu
depois que os apóstolos morreram. Por favor, seja sincero, pois este assunto é por
demais importante. Gostaria imensamente que respondesse o mais rápido possível.
COMENTÁRIO:
Esclarecendo sobre a origem da matéria: caso observe o cabeçalho do referido texto,
irá notar que o autor não sou eu (Don Lucca), mas um amigo cujo nickname utilizado foi Researcher
(pesquisador). Na realidade aquela matéria é fruto das pesquisas pessoais de tal pessoa,
e reflete de forma relativamente exata o que muitos eruditos têm colocado como a formal mais
provável da pronúncia do nome de Deus. O artigo não pretende provar de forma
definitiva que YAOHU seja a pronúncia original precisa do nome de Deus, mas antes se
propõe a mostrar que esta é a forma mais provável da pronúncia do nome YHVH, além de
mostrar que o nome "Jeová" foi adotado simplesmente por ser uma pronúncia mais
conhecida, trazida à moda por tradutores de séculos atrás que não eram possuidores dos
recursos tecnológicos que permitem a comunicação instantânea com estudiosos de outras
partes da terra, a fim de se comparar o próprio trabalho com o que outros desenvolvem.
Ainda mais, a própria Torre de Vigia reconhece que "YAOHU" pode realmente
ser a pronúncia mais correta do nome de Deus, segundo pode ser constatado num artigo
neste mesmo site (clique aqui para acessar).
O mais importante nisto tudo nenhuma religião pode afirmar que restaurou o nome de
Deus, por dois motivos básicos: (1) não existe certeza absoluta quanto a pronúncia do
nome de Deus, embora hajam estudos que procurem esclarecer o assunto; (2) não se pode
afirmar que foi "restaurado" o uso do nome de Deus por chamá-lo de
"Jeová", sendo que é um consenso que de todas as formas especuladas do nome de
Deus, esta é a mais improvável.
De fato, o alvo final do artigo é esclarecer que outras formas do nome de Deus, tais
como YAOHU ou YAWEH têm muitas mais probabilidades de estar próximas
da pronúncia do nome de Deus do que a forma Jeová - como a própria Torre de
Vigia reconhece. |
MENSAGEM 20:
O aspecto de que gosto nas Testemunhas de Jeová é a sua recusa de prestar o serviço
militar. Já imaginaram como seria o mundo sem o ônus de seus exércitos. Um país
precisa de exército para se defender de outro que tenha exército. Um sempre se defende
do outro. Mas se o outro não tivesse exército o "um" não precisaria ter.
Aliás, o ideal do Movimento Nova Era é a fraternidade mundial, ou seja, as TJ já se
adiantaram nisto. O que acham vocês?
COMENTÁRIO:
No que tange a participação em conflitos armados, guerras ou coisas similares,
pode-se afirmar que as Testemunhas de Jeová, assim como algumas outras poucas religiões,
agem de modo exemplar. Embora eu apresente neste site uma visão crítica a respeito de
muitos conceitos das Testemunhas de Jeová, procuro fazê-lo de forma racional por não
apenas falar contra, mas antes reconhecer aquilo que elas ensinam e praticam de bom. Este
quesito, o da não participação em guerras é um ponto no qual, na minha forma de ver,
as Testemunhas agem muitíssimo bem.
No entanto isto não basta para colocá-las como uma religião que pratica o
cristianismo inadulterado, nos moldes do primeiro século. Sem dúvida é um ponto
positivo - e não o único, mas existem mais fatores a serem considerados a fim de que
possamos analisar uma religião de forma isenta e racional.
Leitura complementar:
Podem os Cristãos ir à guerra?
Cargos militares e políticos: o conceito da
Bíblia
Nazismo - Observatório da Torre
de Vigia |
MENSAGEM 21:
Jovem, não o conheço, mas me causa estranheza suas palavras quando diz que "por
força das circunstâncias" vc ainda é tj. Se não quiser ser mais não acredito que
alguém te segure lá dentro. Jeová quer pessoas voluntárias dentro de sua
organização.
Como vc não se identifica, fico no direito de tb não o fazê-lo.
COMENTÁRIO:
No coments! |
MENSAGEM 22:
Por paradoxal que pareça, acho sua posição muito honesta. Não podemos ter uma fé
cega, que nos faça relevar todas as nossas observações do fatos que nos cercam. Ainda
não tive tempo de ler mais as informações trazidas no seu site, mas farei em breve.
Como você, existem alguns posicionamentos das TJ´s que eu gosto, concordo e admiro,
porém, existem outros que eu não consigo acreditar. Já estudei a bíblia com as TJ´s,
mas não cheguei a me batizar, sou um observador externo, porém, simpatizante, até certo
ponto.
Voltaremos a trocar idéias...
Um abraço
XXX
COMENTÁRIO:
Simplesmente gostaria de reforçar aquilo que já disse antes: meu objetivo com este
site não é o de condenar todos os ensinos das Testemunhs de Jeová, mas expor aquilo que
flagrantemente ofende o conceito do cristianismo puro e os direitos humanos pelos quais as
próprias Testemunhas lutam com tanto afinco. |
MENSAGEM 23:
Caro Don Lucca,
Li seu artigo sobre os scripts, realmente é isto que ocorre pois
atualmente para a STV é muito mais cômodo e seguro que as pessoas comentem apenas o que
está nos parágrafos, sem tirar uma vírgula pois assim, não adulteram o vinho já
adulterado. De nada adianta você se preparar em casa lendo pilhas de publicações ou
mesmo pela sua experiência adquirida por anos como Tj, hoje observo que a preferência é
dada aos novatos que ainda não conhecem doutrinas, falam abóbrinhas, apenas lêem o
conteúdo dos parágrafos isso sem que na maioria das vezes se preparem ou seja: estudem a
revista, o resultado? Muitos saem da reunião conforme entraram: sem entender nada. O
dirigente procura ganhar tempo pois claro presume-se que a assistência já teria estudado
o artigo assim ao invés de se aprender algo, ficamos olhando o relógio... quanto aos
discursos, venho de uma época onde cada orador preparava seu discurso baseado no tema que
era dado pela STV e na maioria das vezes era algo fascinante! Hoje? Bem são repetitivos,
usam as técnicas de oratória para ao invés de darem um conforto para os pobres coitados
que muitas vezes estavam em casa deprimidos, precisando de consolo, acabem saindo de lá
simplesmente arrasados assim, ao invés de uma reunião prazeirosa, parece que você
entrou no Inferno de Dante... Claro que existem exceções , alguns oradores conseguem
falar de forma tão convincente que muitos saem dali convencidos mas concordo com suas
palavras sobre a forma eloquente de falar e assim criar um certo pânico quando na
realidade os ouvintes deveriam sair extasiados. Abraços.
COMENTÁRIO:
Os esboços e discursos provindos da Torre de Vigiam praticamente não mudaram de
conteúdo nos últimos 10 anos, exceto alguns ajustes ("updates") em função de
alterações doutrinais. Se achamos os mesmos cansativos, não é porque o conteúdo foi
modificado, mas porque observamos pontos falhos e não simplesmente aceitamos passivamente
o que é falado da tribuna. Então fica difícil |
MENSAGEM 24:
Só há um problema: Quando se manda imprimir, as
últimas letras da margem direita não aparecem. Será defeito na origem do site ou será
defeito na minha impressora?
Saudações!
COMENTÁRIO:
Para uma impressão sem problemas, recomendo o seguinte: na HP desejada, selecione o
texto que gostaria de imprimir e tecle CTRL+C (copiar). Então abra um editor de texto
(ex.: Word), cole com CTRL+V e então imprima. Caso queira, ainda poderá formatar ao seu
gosto. |
MENSAGEM 25:
Oi. Tenho algumas dúvidas: Deus ordenou a Noé e
os seus de que não deveriam comer sangue. Não significa isso que era proibido para seus
descendentes também (ou seja, nós)? E em algumas revistas da Sociedade, mencionam-se
tratamentos médicos alternativos para as transfusões e afirma-se que o argumento do médico
de que o sangue e a é a única maneira de salvar a vida não é verdadeira, porque ele não
pode garantir que o paciente não morrerá. Sem falar nas doenças que ele transmite.
Gostaria de saber o que você acha ( sou TJ, mas não tenho medo de ouvir o que outros têm
a dizer, se houverem argumentos razoáveis).
COMENTÁRIO:
Prezado leitor,
É sempre um enorme prazer responder às questões levantadas pelos que visitam este
site, especialmente quando se demonstra um espírito aberto a discutir, a ouvir outros
argumentos - ainda que estes não sejam aceitos. Este parece ser seu caso, e me alegra ter
entre aqueles que visitam este espaço uma pessoa com mente tão aberta.
Quando a ordem dada a Noé para que não comesse sangue, já existem matérias
disponíveis online, que respondem satisfatoriamente a sua pergunta. A seguir cito dois
links de textos que o fazem de forma magistral: Sangue, Levítico 17-10 e a Lei
Mosaica e também Capítulo 09- O
Sangue e a Vida, a Lei e o Amor. Tenho certeza de que irá ficar plenamente satisfeito
com os argumentos apresentados.
Quanto ao uso médico do sangue, se analisarmos imparcialmente os fatos, chegaremos a
conclusão de que, infelizmente, muitas vezes transfusões desnecessárias são
realizadas. Os médicos já se deram conta deste problema e estão trabalhando no sentido
de evitar ao máximo as transfusões de sangue, valendo-se de tratamentos alternativos
quando a situação permite. Mas esta história de afirmar que todas as transfusões são
desnecesárias não passa de uma fantasia senil. Sabemos que muitos casos geram um quadro
clínico gravíssimo, onde a única maneira de repor o número de glóbulos vermelhos no
corpo - ou mesmo outro componente vital - é a transfusão de sangue. Tome como exemplo
uma pessoa que sofre de leucemia: não existe outra possibilidade de se prolongar a vida
do doente que não envolva o uso do sangue; e o mesmo se dá em inúmeros outros casos,
onde realmente o sangue é o meio mais eficiente de se conseguir êxito em preservar a
vida do paciente. Naturalmente o médico não pode garantir que tal pessoa irá
sobreviver, assim como não o pode quando se usa outro tratamento que envolva produtos
isentos de sangue. Mas, em certos casos - não em todos - o sangue ainda é um tratamento
médico eficiente.
Em todos os casos, com ou sem o uso do sangue, ninguém pode garantir que um paciente
irá sobreviver a certo tratamento ou terapia. Somente uma pessoa dotada de poderes
sobrenaturais poderia fazê-lo sem errar. |
|