|
O trigo milagroso do "Pastor" Russell: Fraude e Decepção nas Raízes da Watchtower Por James Walker veja aqui o artigo original em Inglês Traduzido e adaptado por Don Lucca Todos os grifos, negritos e itálicos em citações de fontes que não sejam deste mesmo Site foram acrescentados pelo autor deste artigo. Muitos exemplos de fraude e decepção podem ser encontrados quando se olha a história e as afirmações da Watchtower Bible and Tract Society, sediada em Brooklyn, Nova Iorque, mas talvez nada seja mais estranho que o caso do "Trigo Milagroso". Quase no seu início, a Watchtower Bible and Tract Society, conhecida originalmente como Zions Watch Tower, foi culpada de enganar o público e os seus seguidores com afirmações selvagemente inexatas e, em alguns casos, a beira da fraude. O "Trigo Milagroso" da Watchtower Um exemplo do problema mencionado pode ser encontrado no infame caso do "Trigo Milagroso" do "Pastor" Russell, citado em Kingdom of the Cults (Reino dos Cultos), do Dr. Walter Martin (pp. 40-42, 1985 ed.). Em 1º de novembro de 1916, um jornal local, The Brooklyn Daily Eagle, publicou uma interessante matéria de jornalismo investigativo expondo alegados abusos por parte de um dos seus cidadãos mais renomados, Charles Taze Russell, fundador da Zions Watch Tower. O artigo declara:
O Dr. Martin reproduziu de um microfilme para um arquivo em Nova Iorque as seguintes datas e títulos de artigos relevantes de The Brooklyn Daily Eagle, todos publicados em janeiro de 1913:
Alguma moderna Testemunha de Jeová pode desejar minimizar o significado do episódio do "Trigo Milagroso" por afirmar que os lucros de suas vendas fossem para a Watch Tower e não para o próprio Russell. Porém, como Martin demonstra, Russell possuia 990 das 1,000 partes de ações da Watch Tower. Por esta análise, 99% de toda a "contribuição" paga pelo "Trigo Milagroso" era na realidade uma contribuição para o próprio Russell. Antes de ir à Corte [Tribunal], o jornal The Brooklyn Eagle fez esta declaração:
Enquanto os motivos de Russell só podem ser julgados pelo próprio Deus, poucos discutiriam que aquele tal reivindicado "Trigo Milagroso" hoje estaria mais para se ver em casa no National Enquirer que na Watch Tower - uma revista que reivindica ser produzida pela única verdadeira organização de Deus na terra. Se as leis contra falsa propaganda e fraude que existem hoje nos Estados Unidos estivessem em vigor naquela época, talvez Russell tivesse perdido mais que um processo de calúnia. Isto é, com muito pequena margem de dúvida, um exemplo descarado de fraude e decepção que se nota indo de volta até as raízes da atual Watchtower Bible and Tract Society. |