Make your own free website on Tripod.com

Desassociados

 

Home

Introdução

Doutrina

História

Sangue

Comentários

Curiosidades

Mensagens

Links

Autor

Como tratar os desassociados (excomungados)

Todos os grifos, negritos e itálicos em citações de fontes que não sejam deste mesmo Site foram acrescentados pelo autor deste artigo.

Embora as pessoas em geral tenham uma vaga idéia dos ensinos característicos das Testemunhas de Jeová - tais como a proibição do uso do sangue, paraíso na terra, proibição da comemoração de aniversários, etc. - pouco sabem sobre como funcionam certos procedimentos internos desta religião. Este artigo destina-se a esclarecer pessoas que porventura tenham interesse na doutrina das Testemunhas de Jeová acerca dos procedimentos de desassociação (excomunhão) adotados pelo corpo de anciãos (pastores) de uma congregação.

Entre as Testemunhas de Jeová, quando um membro viola uma das regras de conduta da organização, ou deixa de acreditar nos ensinos oficiais das Testemunhas de Jeová, sofre um processo interno através de um tribunal eclesiástico denominado "Comissão Judicativa". Caso o indivíduo não demonstre intenções sérias de abandonar a prática pelo qual é julgado - apresentando sólidas evidências de seu arrependimento - ele é desassociado, ou excomungado, e fica sujeito as consequências dos ensinos das Testemunhas de Jeová neste assunto.

Portanto, é lógico perguntar: como são as Testemunhas de Jeová instruídas a tratar os desassociados ou excomungados? Veja a resposta por si mesmo nos trechos retirados de revistas "A Sentinela", publicadas pelas Testemunhas de Jeová; ao final, queira visitar os links para páginas com matérias relacionadas:

*** w71 15/1 63 Perguntas dos Leitores ***

Assim determinamos à base da Bíblia a atitude básica do cristão fiel para com alguém desassociado — não ter nenhuma associação com ele, nem mesmo falando com ele. Mas o que se dá quando esta pessoa expulsa é parente?...

...Mas a questão primária em consideração tem que ver com um parente fora da própria família, alguém que não mora na mesma casa. É possível manter algum contato? ...o contato, nesta situação, se de todo necessário, é muito mais raro do que entre pessoas que moram na mesma casa. Contudo, pode haver alguns assuntos familiares absolutamente necessários que exigem comunicação, tal como a legalização dum testamento ou duma propriedade. Mas deve-se fazer o parente desassociado compreender que a sua situação mudou, que não mais é bem-vindo no lar, nem é companheiro preferido.

 

*** w71 15/11 703 Perguntas dos Leitores ***

É correto que uma testemunha cristã de Jeová tenha relações comerciais com alguém que foi desassociado? F. G., E. U. A.

De modo geral, é desejável que não mantenhamos contato com pessoas desassociadas, quer em negócios, quer de modo social e espiritual. Se for possível estabelecer novas relações comerciais quanto ao patrão, ao empregado, à compra de matérias-primas ou a prestação de serviços necessários, e assim por diante, seria aconselhável fazer isso.

 

*** w72 1/1 30 Perguntas dos Leitores ***

É correto que se ore por alguém que foi desassociado (expulso) da congregação cristã? Tchecoslováquia.

...não parece apropriado e correto que o cristão fiel ore a favor de um desassociado.

 

*** w74 15/11 690 Mantenha um conceito equilibrado sobre os desassociados ***

como podem os pais desincumbir-se da obrigação de disciplinar seus filhos em harmonia com a Palavra de Deus, quando um de seus filhos foi desassociado? Ainda podem usar a Palavra de Deus ou outras publicações que consideram a Bíblia na educação do filho, ou da filha, mas as usam de modo corretivo, não como que passando ‘agradáveis momentos’ espirituais com tal, assim como fariam com outros filhos. Como isto deve ser manejado, cabe aos pais decidir. Isto não significa ser rude, mas eles não concedem a tal filho, ou filha, desassociado a mesma relação espiritual, aprovada, que concedem aos outros.

 

*** w81 15/12 20-1 Como encarar a desassociação ***

...o desassociado ou dissociado que procura promover ou justificar seu pensamento apóstata, ou que continua no seu proceder ímpio, certamente não é alguém a quem se deseja "Paz". (1 Tim. 2:1, 2) E todos sabemos de experiência no decorrer dos anos que um simples "Oi" dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado?

 

*** w81 15/12 23-5 Quando um parente é desassociado . . . ***

quando um parente, tal como pai ou mãe, filho ou filha, é desassociado ou se dissociou, os vínculos sangüíneos e familiares continuam. Significa isso, então, que no círculo familiar tudo continua igual, quando um membro é desassociado? Decididamente não.

...se o marido for desassociado, a esposa e os filhos não se sentirão à vontade se ele dirigir um estudo bíblico familiar ou liderar na leitura da Bíblia e na oração. Se ele quiser proferir tal oração, como numa refeição, tem o direito de fazer isso na sua própria casa. Mas eles poderão fazer calados as suas próprias orações a Deus. (Pro. 28:9; Sal. 119:145, 146)

 

*** w81 15/12 25 Quando um parente é desassociado . . . ***

cristãos aparentados com um desassociado que não vive na mesma casa devem esforçar-se a evitar a associação desnecessária, mantendo até mesmo os negócios reduzidos ao mínimo.

 

*** w81 15/12 26 Quando um parente é desassociado . . . ***

que dizer se houver uma festa ou recepção de casamento? Esta pode ser um acontecimento social feliz, assim como foi em Caná, onde Jesus estava presente. (João 2:1, 2) Mas, permitir-se-á a vinda do parente desassociado ou será até mesmo convidado? Se ele comparecesse, muitos cristãos, parentes ou não, poderiam chegar à conclusão de que não deveriam estar ali, comendo e associando-se com ele, em vista da orientação de Paulo em 1 Coríntios 5:11.

24 De modo que os cristãos, às vezes, talvez achem não poder ter um parente desassociado ou dissociado presente numa reunião que normalmente incluiria os membros da família.

 

*** w88 15/4 28 A disciplina que pode dar fruto pacífico ***

A situação é diferente quando o desassociado ou dissociado é um parente que vive fora do círculo familiar imediato ou no mesmo lar. Poderá ser possível ter quase nenhum contato com tal parente. Mesmo que houvesse alguns assuntos familiares que exigissem contato, este certamente ficaria reduzido ao mínimo

Embora aos que não são Testemunhas de Jeová e à mídia esta posição endurecida seja negada, ou mesmo explicada como demonstração de amor por parte da organização das Testemunhas, elas escondem um proceder cruel que na maioria dos casos não encontra precedentes na história do cristianismo original. Mas então, como é a desassociação (excomunhão) aplicável em sentido bíblico? Leia os artigos alistados abaixo, que com certeza se provarão reveladores.

http://200.253.247.2/testemunha/cont_questionamento13.htmlTESTEMUNHA Web Site

http://members.tripod.com/elderspov/sangue_05.htmThe (ex)Elder’s POV

http://www.geocities.com/osarsif/bulgaria1.htmObservatório da Watchtower