Make your own free website on Tripod.com

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL

The Elder's POV


Questionamento bíblico acerca da imortalidade

Por Don Lucca

Todos os grifos, negritos e itálicos em citações de fontes que não sejam deste mesmo Site foram acrescentados pelo autor deste artigo.

 

Conhecemos todos a crença das Testemunhas de Jeová a respeito da alma humana: a alma é a propria pessoa com vida (alma viva), baseando eles sua opinião em Gênesis 2:7 e outros textos semelhantes.

Relembrando, Gênesis 2:7 reza: "e o homem veio a ser uma alma vivente" – isto exclui TOTALMENTE a possibilidade de que a alma seja a VIDA da pessoa. Antes, deixa a impressão de que a alma é a própria pessoa com vida. Ao menos assim parece.

Não sei se chego a duvidar disto, mas recentemente um estudo de A Sentinela me pôs a pensar. Começando, algumas citações de publicações das Testemunhas de Jeová, que demonstram sua teoria em relação a alma humana:

"Adão não tinha uma alma. Ele era uma alma" - Conhecimento que conduz a vida eterna, pag. 81 par. 4

"O ‚espírito‘ que sai dos humanos na morte é a força de vida que se originou de nosso criador... Quando a força de vida para de sustentar o corpo humano, o homem – A ALMA – morre." - Conhecimento que conduz a vida eterna, pag. 82 par. 6

Mesmo segundo Gênesis 2:7 parece indicar, a alma é o proprio homem. O citado texto não permite a idéia de que a alma seja a VIDA do homem, mas antes, o homem (ser humano) em si mesmo, quando vivo, constitui a alma. Isto me parecia realmente uma verdade irrefutável.

Como comentei antes, o estudo de A Sentinela intitulado "É certa a esperança da ressurreição!" (W 15/07/2000, pag. 10), trazia alistado dois textos que deram o que pensar àqueles que fazem mais que engolir sem mastigar. São citados os seguintes textos:

1 - "O Jeová, meu Deus, por favor, faze a alma deste menino voltar para dentro dele" (relato contido em 1 Reis 17:8-24). O comentário de A Sentinela, par.3: "Deus fez que a alma, ou a vida, voltasse para dentro do menino" – Pergunto: A Bíblia dá realmente margem para que se diga que a alma é A PESSOA em si mesma. Mas, onde se encontra apoio bíblico para dizer que a alma é a VIDA? Afinal, vê se é possível desfazer o nó: a ALMA é a pessoa ou a vida??

2 – "Parai de levantar um clamor, pois a sua alma está nele" (relato contido em Atos 20:7-12). O comentário de A Sentinela, par. 11: "Paulo queria dizer que se restaurara a vida do jovem". Enfim, cai na mesma pergunta.

Finalmente, fica claro que existe uma grande lacuna nesta questão, e que de algum modo tem que ser explicada. Com o passar do tempo, quando aparecerem novos elementos que elucidem mais o assunto, os publicarei nesta página.

Caso você tenha um argumento forte, novo, em relação a este tema, por favor me envie. Mesmo que apóie a posição das Testemunhas de Jeová, não importa. Minha idéia nao é combater, mas antes, buscar a verdade. Esteja ela com quem estiver.

 

VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL