Make your own free website on Tripod.com

Algo que faltou à Sociedade

 

Home

Introdução

Doutrina

História

Sangue

Comentários

Curiosidades

Mensagens

Links

Autor

Algo que faltou à Sociedade

Rubem Nery (ex-Testemunha de Jeová)

O artigo apresentado a seguir foi enviado à lista de discussão "Testemunhas", e sua publicação neste espaço se fez com o aval do autor. O responsável por este site se isenta de qualquer responsabilidade sobre o que está aqui escrito, tanto quanto se reserva ao direito de não endossar o conteúdo em sua totalidade.

Depois de recapitular alguns dos acontecimentos recentes no campo religioso, foi inevitável uma comparação. Muitos aqui devem se lembrar da ocasião, há algumas semanas atrás (ano 2002, mês de maio), quando o Papa João Paulo II pediu publicamente perdão às pessoas que foram vítimas de abuso sexual por parte de sacerdotes católicos. Como eu disse, foi inevitável fazer uma comparação com a Sociedade.

Entre as Testemunhas de Jeová, há pessoas que foram vítimas de coisas bem piores do que o abuso sexual, coisas que custaram as suas próprias vidas. Por causa de ensinos sem base bíblica - na verdade, ensinos e tradições de homens - que lhes são impostos (dos quais discordar significa 'ser desleal a Jeová Deus' e resulta em punição), um número indeterminado de Testemunhas tem sofrido perseguição, o saque e destruição de seus bens, tortura, encarceramento, privações, e um outro número indeterminado perdeu a sua vida, em lugares onde as Testemunhas são esmagadas e massacradas. Tudo isso desnecessariamente.

E vários destes ensinos, que causaram tanta tribulação e morte, foram, no entanto, reavaliados e mudaram. Exemplos não faltam. Porém, a Sociedade nunca teve a iniciativa de fazer sequer um só pedido de perdão. E as tribulações que aquelas Testemunhas sofreram em virtude do ensino x ou y, que agora mudou? E o que dizer daquelas cuja vida foi tirada, por causa destes ensinos? E os parentes destas pessoas? Como ficam os pais que perderam filhos, os filhos que perderam pais, os enviuvados e aqueles que perderam uma irmã, ou um irmão, ou um grande amigo? Nem uma só palavra sequer. Nenhum reconhecimento de erro, de culpa, nenhum pedido de perdão. Nenhuma palavra de conforto e de consolo para aqueles que perderam entes queridos e para os que sofreram severa tribulação. Antes, a Sociedade simplesmente minimiza tudo isso e joga a culpa nas costas das próprias Testemunhas, dizendo que elas 'agiram de acordo com a sua própria consciência'.

Por outro lado (quem diria), a poderosa Igreja Católica, com todos os erros doutrinários, falhas e defeitos que tem, foi a público, reconheceu o seu erro na questão do abuso sexual/pedofilia e pediu perdão àqueles que foram vítimas. Por que a Sociedade não tem a grandeza, a dignidade ou a humanidade de também fazer isso? Certa vez eu li o que Raymond Franz escreveu sobre isso no seu livro, e ao ver o Papa pedindo perdão na TV, imediatamente me lembrei disso. Outra coisa que me causou indignação foi saber da atitude que a Sociedade tem tomado ultimamente em relação às Testemunhas que tem denunciado aqueles dentre elas que são abusadores sexuais/pedófilos às autoridades. Enquanto que a Igreja Católica está tratando do assunto publicamente e até mesmo tomando medidas para punir os clérigos culpados, a Sociedade tem feito grandes esforços para manter o assunto em sigilo e tem até mesmo ameaçado de desassociação e desassociado aqueles que tem levado o assunto ao conhecimento do público e denunciado as Testemunhas culpadas.

Assim, a Sociedade tem tentado a todo custo silenciar aquelas Testemunhas que foram vítimas de abuso sexual/pedofilia. Que vergonha! Quão detestável e repugnante isso é! Estão tentando sufocar a justiça e a verdade. O resultado disso é que a mentira, a iniqüidade, a impunidade e a justiça, muitas vezes, saem vitoriosas. (Habacuque 1:4) Para preservar o bom nome, a boa imagem e reputação da organização, a de pura e imaculada, esses homens, principalmente os do Corpo Governante, tem sacrificado a justiça, a verdade e a vida das pessoas. Eu imagino o quão doloroso deve ser para Jeová Deus observar todas esta barbaridades, ainda por cima cometidas em Seu nome. Tais ações são repulsivas aos olhos de Jeová, e devem exalar um odor fétido às suas narinas. É lamentável... O exemplo da Igreja Católica deveria fazê-los corar de vergonha. Que o que a Igreja Católica teve a coragem, a dignidade, a humanidade e, acima de tudo, a humildade de fazer lhes sirva de exemplo. Eu oro para que estes homens um dia enxerguem a luz da verdade, sejam curados da sua cegueira espiritual e venham a adorar o Deus verdadeiro de maneira verdadeiramente pura.

Sinceramente,

Rubem Nery (EX-Testemunha de Jeová)